Especialistas apresentam dicas
práticas para ter um feedback adequado para chefe e funcionário.
Propósitos
Do ponto de vista da liderança, o feedback pode ter três diferentes
propósitos:
1) Demonstrar a necessidade de melhoria
de resultados. Essa é a situação frequentemente
designada como "feedback negativo". Embora seja uma denominação
comum, se o propósito é melhorar o desempenho, e se conduzida de forma
adequada, o impacto é sempre positivo.
2) Reconhecer e incentivar a manutenção
do bom desempenho. Nesse caso não há necessidade de
melhoria da performance. A entrevista de feedback tem o propósito de reforçar
os procedimentos e atitudes que têm gerado os bons resultados, abordagem
conhecida como "feedback positivo".
3) Alinhar prioridades de ação. Muitas vezes o desempenho do subordinado é bom, mas seus esforços
estão concentrados em atividades não prioritárias. Esse é o momento em que o
alinhamento se faz necessário. Muitos colaboradores com perfil de elevada
iniciativa acabam por se dedicar às atividades que, a seu ver, carecem de
atenção mais rapidamente. Entretanto, nem sempre seu julgamento está alinhado à
estratégia do negócio, e é preciso comunicar ao colaborador o que deve ser
executado prioritariamente.
Recomendações
A forma de se proceder no momento de
exercitar o feedback faz toda a diferença para que os propósitos sejam
alcançados. Conheça a seguir alguns cuidados fundamentais a se tomar no
processo de feedback:
- É fundamental que o gestor se
prepare, antes de tudo. Deve, por exemplo, reservar um local em que haja
privacidade para conversar a fim de que o funcionário se sinta à vontade durante
o processo.
- As colocações não devem nunca ter
cunho pessoal.
- Ao receber o
feedback, o funcionário deve encará-lo como um presente que, às vezes, pode não
lhe agradar. Se a avaliação feita não corresponder à sua autoavaliação, o ideal
é refletir e procurar entender os motivos pelos quais é percebido dessa
maneira, sem considerá-la como crítica pessoal.
- O feedback, para
ser realmente efetivo, precisa ser exercitado no "timing" correto -
logo após o fato a ser destacado - pois, do contrário, se aplicado muito tempo
depois do fator gerador, perde a força.
- Por questões
culturais acabamos usando mal o feedback positivo ou de reforço. É muito comum
que líderes usem o 'mas' para incluir na conversa algum ponto a ser melhorado,
o que acaba por tirar a força positiva da conversa, deixando o tom amargo. É
importante sempre separar os dois momentos do feedback para deixar claro quando
estamos tratando de um reconhecimento ou de uma orientação.
- Sobre o feedback de
reorientação, além do "timing" correto é essencial estar atento
quanto à escolha das palavras, e checar se o liderado entendeu a mensagem
corretamente para evitar que reste somente um sentimento de frustração ao final
do processo.
- Embora muitas
organizações já tenham em seus calendários as reuniões de avaliação formalmente
estabelecidas, é importante lembrar que o dia a dia exige feedbacks mais
frequentes.
- É importante
utilizar a reunião de feedback também como uma oportunidade para conhecer o
ponto de vista do colaborador, de forma a identificar suas necessidades,
expectativas e opiniões sobre a liderança.
- O processo deve ser
conduzido tendo por base honestidade, abertura, transparência, e intuito de
colaborar com os melhores resultados.
- É uma oportunidade
também para se analisar o quanto o perfil do colaborador está alinhado ao do
cargo. Pode-se chegar à conclusão que suas competências sejam mais bem
aproveitadas em outra posição da organização.
Críticas ou feedback?
Todas essas considerações contribuem
para que o feedback seja exercitado de forma eficiente e eficaz. A falta de
atenção a esses cuidados pode levar o processo a um relato de
"críticas", que, por sua vez, têm sim pouco a contribuir para a
melhoria de performance. Se um líder de equipes se dirige ao subordinado dizendo
que ele é "relapso", por exemplo, como o colaborador poderá melhorar?
Não há nenhuma objetividade nessa declaração. Não há respeito, não são
demonstrados fatos, critérios de desempenho, comportamentos ou procedimentos a
serem modificados. Simplesmente um adjetivo de interpretação muito subjetiva. É
importante refletir, então, se o que temos a comunicar é de fato um feedback ou
então se trata de uma crítica mal conduzida.
Por: Adriano Bom
Fonte:
Yahoo Finanças
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