terça-feira, 11 de março de 2014

E-mail marketing: custo baixo e grandes resultados

Se tomarmos o número de compras efetuadas em um site de comércio eletrônico e o dividirmos pelo número de visitas em um mesmo período, teremos a taxa de conversão. Agora, se tomarmos esse mesmo número de compras e o dividirmos pelo número de acessos provenientes de um determinado canal, então obteremos a taxa de conversão dessa ferramenta.

Nesse cálculo, segundo um estudo inédito de Marketing Services da Serasa Experian sobre Performance no e-Commerce, o e-mail marketing é aquele que apresenta a melhor taxa de conversão no comércio eletrônico brasileiro, com 2,53%, inclusive acima da própria média do varejo virtual, que é de 1,44%. Além disso, outras ações do marketing digital, como search, com 2,08%, e mídias sociais, com 1,18%, ficam atrás das campanhas de e-mail.

Esses números firmam o e-mail marketing não só como uma ferramenta para o relacionamento com o cliente, mas como uma maneira extremamente eficiente de alavancar negócios de forma assertiva e acessível, inclusive reduzindo os custos.


Quando falamos em e-mail marketing, as empresas enxergam uma mídia extremamente atrativa, com baixos custos, englobando poder de segmentação, personalização, além da possibilidade de desenvolver relatórios analíticos e comportamentais. Não é à toa que 90% dos e-commerces investem nessa ferramenta.

Para se ter uma ideia de custos, enquanto as campanhas de e-mail marketing consomem valores inferiores a um centavo de real, variando de acordo com o número de disparos contratados, as ações de search, como SEO e Links Patrocinados, no formato de CPC (Custo por Clique), são bem mais caras. Além disso, o e-mail marketing ainda apresenta participação de 9,39% no tráfego total e participação de 14,14% na conversão total, de acordo com o mesmo estudo.

Utilizado em nove dentre dez empresas, 65% desse subgrupo afirmam que o e-mail marketing está gerando retorno sobre o investimento e que continuarão ou aumentarão os investimentos nesse canal. Enquanto isso, 17% afirmam que vão começar a investir nesse canal.

O e-mail marketing é uma ferramenta que, ao longo dos anos, foi se adaptando às necessidades de seus utilizadores. Hoje, ele é excelente para gerar negócios. As empresas que não desenvolverem campanhas assertivas estarão fora do sucesso.

Fonte: Visual Target

Nenhum comentário:

Postar um comentário